Xinando - Cartoon
Cartoons made in Açores

sábado, 12 de abril de 2008

Rigor profissional

Ainda há poucos dias, passei por uma obra onde estava afixada a grande miríade de sinais, avisos e regras a que a lei obriga. A verdade é que muitas vezes (a esmagadora maioria ...), os avisos são colocados para constar à fiscalização, e não aos utilizadores (trabalhadores, visitantes, etc.), como se fossem tolices, só sendo lembrados quando a coisa corre mal.
Existe um grande fosso entre quem impõe as regras e quem as aplica. Muitas vezes, quem as impõe não conhece a realidade prática, e quem as aplica não compreende os motivos teóricos. E poucos estão interessados em conhecer ou compreender. Como resultado, a incompreensão mútua leva à estupidez mútua, e o que era para o bem comum transforma-se no mal comum.
Assim, vê-se rigor na colocação de placas, falta de rigor na sua concepção; rigor na execução técnica das obras, falta de rigor nas regras de segurança; rigor na leitura da lei, falta de rigor na sua aplicação; rigor no detalhe, falta de rigor no principal ... e perde-se mais tempo em conflito que a trabalhar!
Neste rabisco, retrata-se o eventual rigor na afixação de avisos, a falta de rigor na sua concepção, e a consequência da falta de rigor/compreensão na aplicação dessas regras. Parece ridículo, mas não é muito diferente de muitas situações que se passam por aí, nas obras e não só.
Desenho de 4 de Abril de 2008.

Sem comentários: