Xinando - Cartoon
Cartoons made in Açores

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Na Tasca 20 - Notícias ...

O jornalismo já foi uma ciência, agora é uma treta. Ainda há poucos dias, vi uma reportagem sobre as vendas no Natal, em que vários entrevistados falavam das suas compras e/ou vendas, conforme fossem clientes ou comerciantes. Entre os clientes, ninguém disse que estava muito mal (um até disse que estava bastante bem), que estava a fazer as comprinhas do costume, claro que era preciso ter atenção às despesas (como sempre se deve ter). Até pela parte dos comerciantes, que nunca diriam que o negócio estava a correr bem, pois faz parte do negócio, ninguém entrou em grandes teorias da catástrofe.
No entanto, o jornalista insistia com todos em falar da crise, sem ter grande confirmação por ninguém. No final, o jornalista concluiu que a crise estava aí e que as pessoas estavam a senti-la! Fez uma reportagem para defender uma tese, e mesmo sem ter uma confirmação do que queria provar, concluiu com aquilo que queria concluir à partida ... é mau jornalismo.

Os tempos modernos são feitos de crises cada vez mais frequentes, pois toda a contrariedade e todo o problema é considerado uma crise. A comunicação social, em vez de recolher e difundir informação, é cada vez mais um meio de difusão de conclusões e de opiniões compradas a comentadores, pelo que assim é muito fácil vender a desgraça. Por outro lado, tudo o que se noticia tem que ser o maior, o pior ou o mais grave de sempre ... geralmente é o mais estúpido de sempre.
Quando se vende a desgraça, semeia-se a desilusão, a depressão e o pessimismo!

Cartoon de 07 de Dezembro de 2008

Sem comentários: