Xinando - Cartoon
Cartoons made in Açores

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Ecos 09 - Recursos naturais

A ideia deste cartoon vem da leitura do livro de Paul Collier "The Bottom Billion - Why the Poorest Countries Are Failing and What Can Be Done About It". Basicamente, o autor nota que esses países estão presos a pelo menos umas das seguintes quatro armadilhas: - guerra, recursos naturais abundantes, má governação e má localização geográfica (sem acesso ao mar e rodeado de vizinhos com os mesmos problemas).
Este cartoon tenta sintetizar a questão da riqueza em recursos naturais, cuja exploração será necessária para tirar esses países da pobreza, mas que a má governação leva ao enchimento de alguns bolsos, mantendo o país pobre. A farda de militar também sintetiza os conflitos e o excesso de poder dos governantes, que além de maus são geralmente ditadores. Com governantes destes, o acesso ou não ao mar faz pouca diferença, pois o país tende a isolar-se do resto do mundo.
Situações destas impedem os princípios de desenvolvimento sustentável e exploração sustentável de recursos, além de impedirem pelo menos um bilião de pessoas de viverem condignamente.

Cartoon de 31 de Março de 2009

Sem comentários: