Xinando - Cartoon
Cartoons made in Açores

quinta-feira, 28 de março de 2013

Desenhar Dizeres 04

Uns dias para adivinharem...

Cartoon de 28 de Março de 2013





(viver acima das possibilidades)

segunda-feira, 25 de março de 2013

Na Tasca 112 - Emperrendedorismo

Imaginem que os fundadores da Apple tivessem começado numa garagem em Portugal... eram logo apanhados pelas finanças, pediam-lhe o contribuinte, a declaração de abertura de actividade e as facturas das batatas-fritas que estivessem a comer. As finanças tratariam de chamar a autoridade de saúde para ver que não tinham casa de banho, vestiário e refeitório. A autoridade de saúde avisava a inspecção das actividades económicas para verem a falta de condições de trabalho, por exemplo que uma das tomadas não tinha terra, e faltava uma roda a uma das cadeiras (fora a mola que aparecia num buraco do forro do sofá velho). As actividades económicas ainda chamavam a segurança social para retirar aqueles adolescentes aos pais, pois estavam a trabalhar.
Só de uma coisa eles se safavam: se as finanças viessem perguntar onde estava a máquina de facturação, eles com certeza inventavam uma em três tempos.
Quanto ao negócio, de certeza que nem começava em Portugal.

Cartoon de 25 de Março de 2013

domingo, 24 de março de 2013

Bye Bye MSN

Durante anos, os cibernautas tiveram escolha entre o Messenger e o Skype, que embora com muitas semelhanças, eram suficientemente diferentes para haver escolha e preferências. Como muitas coisas ao nível da produção e venda de serviços, o "Mercado" faz com que empresas se comprem umas às outras, porque tal como nos tempos mais bárbaros da nossa história, parece que a força bruta deve imperar sobre a imaginação e inteligência. Neste caso, como em muitos outros, como não se consegue ter o nicho de mercado da concorrência, compra-se a concorrência. Depois, domina-se o mercado e escolhe-se pelos clientes, independentemente da opinião do cliente. O cliente antigo é coisa obsoleta... não interessa, queremos é mais clientes, novos clientes! Essa atitude empresarial ávida de novos clientes pagantes, acaba por oferecer aos novos clientes mais do que aos resistentes que já o são há anos. É um dos erros gritantes das empresas tecnológicas, e temos disso aos quilos nos líderes de mercado, mesmo a nível nacional. O cliente só interessa na altura de assinar o contrato, depois, venham novos que este já está no papo e gasto!
Admirem-se depois que haja pouca confiança.

Cartoon de 24 de março de 2013

quinta-feira, 21 de março de 2013

quarta-feira, 20 de março de 2013

Na Tasca 110 - eVidências

Na segunda-feira de manhã, era notícia nos jornais online que o Professor Marcelo Rebelo de Sousa tinha chamado vidente ao ministro Vítor Gaspar, pois ele falhava muito nas suas previsões.
Ora, como é evidente também posso fazer uma tentativa de ser vidente: o nosso ministro vai continuar a falhar previsões, e os nossos jornalistas vão continuar a fazer notícia de tudo o que o Professor Marcelo disser, como a TVi há uns anos abria o telejornal com as notícias do que se tinha passado no Big Brother, ou do que se ia passar no episódio do dia da telenovela.
Sinceramente, tudo o que o Professor Marcelo diz num programa de opinião semanl, e só disso, parece-me que deve ficar nesse mesmo programa, pois a replicação nos jornais do dia seguinte parece completamente parvo e excessivo.

Cartoon de 20 de Março de 2012

terça-feira, 12 de março de 2013

Na Tasca 109 - Mais troika menos troika...

A troika desta vez ficou mais tempo em Portugal. Será que essa é uma boa notícia? Em cada período de tempo que cá estiveram, a ajuda dada resultou em cortes negociados, matematicamente falando... mais tempo será boa notícia? Não sei, visitaram os mesmos políticos que parecem viver num país completamente diferente da maioria dos Portugueses.

Cartoon de 12 de Março de 2013

domingo, 10 de março de 2013

Measured in China

Ouço frequentemente os pais comentarem que os filhos usam roupa para idades claramente maiores que a idade deles. Porque estarão grandes...
Começo a pensar que a medida da roupa em idades é que deve seguir um padrão ligeiramente diferente do europeu... embora não imagine onde é que as pessoas são em média bem mais baixinhas, e se calhar onde algumas delas estão nas fábricas a produzir parte dessa roupa...

Cartoon de 10 de Março de 2013

domingo, 3 de março de 2013

Os EnRASCAdos 49 - Aliviar as burocracias

Os EnRASCAdos "renasceram" no início deste ano, com a exposição na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada. Aquela exposição, além de todos os trabalhos já publicados anteriormente, apresentou dois extras: um expositor com influências (alguns dos autores/personagens preferidos e que de algum modo inspiraram esta colecção, em termos de desenho ou de conteúdo), e outra em que exponho a sequência de trabalho até chegar a uma tira. Naquela, aproveitei para apresentar uma nova tira, feita especialmente para esta ocasião (a tira anterior havia sido feita mais de 3 anos antes).
Cá está essa nova tira, a qual poderá representar o regresso dos EnRASCAdos à vida activa (ironicamente, a maior actividade dos EnRASCAdos reais tem sido lutar contra a inactividade imposta...).
A nível pessoal, além da satisfação em expor este trabalho, e da possibilidade dele encontrar públicos novos, ficou a alegria de organizar a exposição e o prazer de voltar a desenhar estas personagens, este tema, e sobretudo de desenhar em papel (com o tempo, os meios digitais foram se sobrepondo ao velho amigo papel, que ainda é insubstituível).

Quanto ao cartoon, reflecte o que nos temos habituado ao longo destes últimos anos, cada vez mais tecnologia "para nos servir", criando um tapete tão fácil de ser puxado de debaixo dos nossos pés...

Cartoon de 06 de Janeiro de 2013