Xinando - Cartoon
Cartoons made in Açores

sábado, 14 de maio de 2016

Desenhar dizeres 41


Cartoon de 14 de Maio de 2016








(dar a volta ao bilhar grande)

quarta-feira, 6 de abril de 2016

Na Tasca 171 - Aos papéis

Ora vejamos: uma série cómica já para o antiga, chamada "Allô allô" girava em torno da corrida ao pé-de-meia, então na forma do quadro da "falling madonna with the big boobies". Era trabalhar cada um pela sua pele e a lutar pela sua trapaçazinha pelo seu quinhão para o futuro. Ora isso era só uma paródia, não era real...
Não me parece que haja nada disso na actualidade, pois quem teria o desplante de guardar quinhões de negócios, fugir a impostos, garantir negócios milionários para si e família?
A quantidade, qualidade e diversidade de nomes envolvidos é preocupante? Sim, é.
Mas sabem o que é anda mais preocupante para mim? Além do Pananá não ser o único paraíso fiscal (no cinema são sempre as clássicas ilhas Caimão...), a Mossack Fonseca (pelo menos segundo o Público) será só a quarta maior empresa do ramo...

Cartoon de 06 de Abril de 2016

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Ecos em exposição Escola Secundária Cardeal Costa Nunes


Amanhã, 05 de abril, será inaugurada nova exposição dos "Ecos" na Escola Secundária Cardeal Costa Nunes, na Madalena, ilha do Pico.
Mais uma vez, os Ecos são expostos, e com esta já estiveram em quatro ilhas, sendo que é sempre especial quando é na nossa terra, onde será uma exposição semi-permanente (sedeada na ESCCN, mas poderá ser deslocada temporiariamente para outros locais e atividades).
Obrigado à ESCCN pelo interesse neste trabalho, principalmente ao professor Márcio Silva.

sexta-feira, 18 de março de 2016

Na Tasca 169 - Ministro

A política e o poder são umas autênticas prisões... até se decide descaradamente "condenar" um suspeito, ainda sem julgamento à pena de ser... Ministro! Brilhante!

Cartoon de 18 de Março de 2016 

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Na Tasca 168

A isenção foi de férias e não voltou. Os directos da RTP ontem foram de um desdém gritante, em que interromperam a transmissão das declarações de candidatos para os comentadores do painel dizerem trivialidades. É assim, chama-se serviço público.

Cartoon de 25 de Janeiro de2016

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Na Tasca 167

Podia dar a minha opinião sobre esta falta de vergo... ah, já dei.
Tempo como deputado será tempo "profissional", que conte para a reforma na idade de reforma. Já recebem um subsídio de reintegração, que até pode ser aceitável, se não transitarem directamente para outro trabalho, negócio ou tacho.
O resto, é o abuso de quem tem o poder de legislar a seu favor, o que limitou de certeza a decisão do Tribunal Constitucional, que tem que aplicar precisamente as lei aprovadas pelos visados.

Cartoon de 20 de Janeiro de 2016

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Na Tasca 166

Vai recomeçar a dança do bom e do mau. No filme ainda havia o vilão...
E como se vai chamar? Outro Banco? Mais um? Novíssimo Banco? Banco Novo? Só Mais Um?

Cartoon de 14 de Dezembro de 2015

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Na Tasca 165

Votámos para eleger 230 almas que se vão servir do voto recebido para jogar, manipular, iludir, enganar, usar de estratégias e artimanhas.
Aparentemente, uns bons punhados de gentinha acha que sabe mesmo o que querem ou quiseram os Portugueses com o seu voto. Devo resumir o que quero com o meu: dignidade e empenho por Portugal e não empenho pelo partido e só pelo partido.
Não são capazes de dialogar, não pretendem sequer isso. Nenhum.
Depois, uns dizem-se do partido dos patrões, outros, dos trabalhadores, outros dos idosos, outros dos novos... algum é de todos os Portugueses? É que somos tudo isso e precisamos uns dos outros. Há empregos sem patrões? Não. Há patrões sem empregados? Não. Há gerações capazes de viver sozinhas? Não. Aprendam então a viver uns com os outros e com justiça. Aprendam a dialogar para o bem comum.
E há que lembrar que a maioria daqueles 230 nem sabe o que é economia, o que é ser patrão, nem o que é ser empregado sequer, quanto mais o que é a sociedade real, fora daquela redoma que é o meio político.

Cartoon de 10 de Novembro de 2015

sábado, 31 de outubro de 2015

Ilustração de Raças Autóctones Portuguesas

Novo projecto, fora do âmbito dos cartoons, mas sempre a desenhar.
Em conjunto com a Ruralbit (http://ruralbit.com), lançámos esta semana o site ilustracoes.ruralbit.com, onde serão divulgadas ilustrações das raças autóctones nacionais, que tenho vindo a fazer.

É um trabalho de ilustração científica, recorrendo a imagens respesentativas de cada uma das raças, à descrição do padrão de cada raça, e com aconselhamento de técnicos especialistas em cada uma. É um projecto longo, que só agora está a começar, pois temos muitas raças autóctones nacionais (podem consultar o site das autóctones da ruralbit para terem uma ideia).

Como faço? São ilustrações científicas, feitas em tablet pc (Microsoft Surface Pro), com caneta digitalizadora, e no software Autodesk Sketchbook Pro. A isto, junto muita paciência, e muitas horas de trabalho por animal. Para ver como é feito, basta clicar aqui.

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Na Tasca 164 - Tudo pela saúde

Qualquer dia é preciso avisar que quanto menor o biquini ou fato de banho, maior o risco?

Cartoon de 28 de Outubro de 2015

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Na Tasca 163 - Aguarda-se o próximo culpado

A expressão "a culpa é do governo" está temporariamente indisponível... tente mais tarde!

Cartoon de 16 de Outubro de 2015

terça-feira, 13 de outubro de 2015

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Na Tasca 162 - Coliguem-se

Eleição após eleição, há sempre quem não queira perceber algumas coisas.
A primeira, quem ganhou, e que deve ser quem deve formar governo, goste-se ou não se goste. Foi para isso que se votou.
A segunda, que a Assembleia da República serve para representar os cidadãos que lá não estão, e não os que lá estão.
A dúvida é se algum merece realmente lá estar (talvez vários, mas estão silenciados pelas parvoíces que se diz e faz estes dias). Se não acham possível que entre 230 almas não será possível ou viável uma legislatura sem maioria absoluta. Das duas uma: ou são almas a mais (e são), ou pelo menos aquelas estão a mais. A certeza é que querem democracia para serem eleitos e esquecem-se dela logo a seguir...
Gosto muito também da expressão "voto útil". Mas é mesmo útil votar sempre nos mesmos, de quem depois não gostamos como governo? E é útil em algum lugar eleger só dois ou três partidos, e não haver opiniões diferentes no parlamento?

Cartoon de 07 de Outubro de 2015

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Na Tasca 161 - O ex-feriado

Não está certo! Tiraram-nos este feriado! Ele era tão importante, pois simbolizava aquele acontecimento importante... sabem qual é, não sabem?
Sabem sim, é aquele... o tal, importante...
Tiraram, não me lembro porquê, nem me lembro quem... mas que dava jeito um fim de semana de três dias, lá isso dava!

Cartoon de 05 de Outubro de 2015

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Na Tasca 160 - As emissões

Um escândalo! Não se pode deixar impune! Há que agir!
Ah, eles têm uma fábrica em Portugal... talvez seja melhor assobiar para o lado.
Bem, mas que houve mais emissões que o declarado, ah isso é que houve! Há que cobrar pelas emissões. Quem não declarou? Sim, os donos dos carros, eles é que poluíram.
Por mais exagerado que possa parecer, pare-me que é possível haver esta linha de pensamento em algum gabinete ministerial.
Em situações destas, como já aconteceu em casos de concertação de preços em combustíveis, de outros em comunicações, estamos a falar de entidades maiores que muitos estados. Cá, eventualmente há uma multa a favor do estado, nunca quem foi prejudicado é ressarcido.

Cartoon de 29 de Setembro de 2015

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Na Tasca 159 - Para todos os gostos


Nunca gostei de expressões do tipo: "não se deita lixo, por causa dos turistas", ou "não se faz isso, olha que os turistas não gostam", pois acho que são como as expressões sobre os papões que se fazem às crianças, para as intimidar sem ter que dar explicação lógica.
Nos dias que correm, a expressão mudou mais no sentido de justificar tudo e mais alguma coisa para agradar aos visitantes. Sim, devem ficar agradados, devem querer voltar, devem ter condições para apreciar, mas também devem ter para o que voltar, e devem apreciar sem estragar.
Parece que vale tudo, e que quanto mais melhor, como se tudo resistisse a um número infinito de visitantes. Também parece que todos os visitantes são dignos dos locais que visitam.
Num dia indignam-se com o que vai matar leões, e no outro exigem que se destrua algum dos nossos pontos importantes só para fazer um evento ou para mais gente o visitar, mesmo que não caibam e que a quantidade exagerada de gente lhe tire todo o interesse.

Cartoon de 08 de Setembro de 2015


quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Ecos 35 - Ao sol


O exagero nunca é amigo do ambiente, por mais que queira ser...

Cartoon de 04 de Agosto de 2015

quinta-feira, 23 de julho de 2015



Os EnRASCAdos vieram às Festas da Madalena 2015. Na Biblioteca Municipal, a acompanhar a feira do livro!
O meu agradecimento à Organização das Festas da Madalena por esta oportunidade.

sábado, 13 de junho de 2015

quarta-feira, 20 de maio de 2015

TVJuízes

Cada vez mais é assim, podemos fechar os tribunais, julga-se e condena-se é na TV.
Se calhar, substitui-se a lei pela programação da televisão...

Cartoon de 20 de Maio de 2015

segunda-feira, 11 de maio de 2015

sexta-feira, 8 de maio de 2015