Cartoon de 08 de Julho de 2016
sexta-feira, 8 de julho de 2016
quarta-feira, 29 de junho de 2016
Ilustração de Raças Autóctones - Touro Bravo
Lançada mais uma ilustração científica das raças autóctones Portuguesas, hoje foi o touro da raça Brava.
Ilustração digital, com Sketchbook Pro em Microsoft Surface. 7 horas e 18 minutos de trabalho.
Mais imagens desta raça em: http://ilustracoes.ruralbit.com/catalogo.php?r=7
Mais fotos desta raça no site de fotografia das raças autóctones.
sexta-feira, 24 de junho de 2016
Na Tasca 177 - Brexit... booomm!
Pronto, já está votado, é mais ou menos metade para cada lado, mais velhos contra mais novos, e até já vi alguém, em entrevista de rua, a dizer que se soubesse que o não ganharia, tinha votado no sim em vez de no não.
Mas isso deve ser uma minoria ignorante, ou não? Esta semana, as bolsas fechavam em máximos ou em mínimos históricos mediante o estado das sondagens, não da realidade. Está portanto tudo louco e a esgrimir ignorância? Muitos, demasiados.
Claro que a saída de um dos países mais ricos da UE é mau, principalmente para os mais pobres. Por outro lado, alegrem-se lavradores, que a lavradora que mais subsídios anuais recebe na UE vai sair: a própria Rainha Isabel II, pois claro.
O que vai acontecer? Muita coisa. O quê? Nunca se sabe, por mais que se preveja, muito e diferente das previsões.
No entanto, é curioso ver como, após este referendo, voltam as questões de formação do próprio Reino Unido, cada vez mais desunido. E se a Europa não passar a 27 mas sim a 29? Inglaterra e País de Gales serão ainda o Reino Unido, sem os restantes?
Muita água há-de passar sob a London Bridge...
Mas isso deve ser uma minoria ignorante, ou não? Esta semana, as bolsas fechavam em máximos ou em mínimos históricos mediante o estado das sondagens, não da realidade. Está portanto tudo louco e a esgrimir ignorância? Muitos, demasiados.
Claro que a saída de um dos países mais ricos da UE é mau, principalmente para os mais pobres. Por outro lado, alegrem-se lavradores, que a lavradora que mais subsídios anuais recebe na UE vai sair: a própria Rainha Isabel II, pois claro.
O que vai acontecer? Muita coisa. O quê? Nunca se sabe, por mais que se preveja, muito e diferente das previsões.
No entanto, é curioso ver como, após este referendo, voltam as questões de formação do próprio Reino Unido, cada vez mais desunido. E se a Europa não passar a 27 mas sim a 29? Inglaterra e País de Gales serão ainda o Reino Unido, sem os restantes?
Muita água há-de passar sob a London Bridge...
Cartoon de 24 de Junho de 2016
sábado, 18 de junho de 2016
Na Tasca 176 - Empatámos!
Se for para fazer um cartoon de cada jogo de Portugal no Europeu, espero não fazer só três.
Vamos buscar a arma secreta: a calculadora!
Há azar, com bolas ao poste e mais uma vez mais remates, mas a verdade é que outros rematam com eficácia. Acho que até jogaram melhor contra a Islândia. Deixaram de ser objectivos, e esperaram por golpes de génio do trio atacante, que era bem capaz disso, mas mais uma vez não foi.
Vamos buscar a arma secreta: a calculadora!
Há azar, com bolas ao poste e mais uma vez mais remates, mas a verdade é que outros rematam com eficácia. Acho que até jogaram melhor contra a Islândia. Deixaram de ser objectivos, e esperaram por golpes de génio do trio atacante, que era bem capaz disso, mas mais uma vez não foi.
Euro 2016: Áustria 0 - Portugal 0
Cartoon de 18 de Junho de 2016
quarta-feira, 15 de junho de 2016
Na Tasca 175 - Eurexit?
A estreia da selecção no Euro 2016 foi... bem melhor que a estreia no mundial de 2014, mas bem melhor!
Esquecer que os adversários treinam, trabalham e jogam é sempre má política! Desvalorizar o adversário é meio caminho andado para correr mal, e temos grande experiência nisso, é que o fazemos demasiadas vezes (não demos só 7-0 à Estónia na preparação, também perdemos em casa com a Bulgária). De facto, já há anos que digo que a nossa selecção é uma espécie de luva: ajusta-se ao adversário, sendo fraco com os fracos e forte com os fortes.
Ronaldo teve alguma razão sobre a forma de jogar da Islândia (por muito mal que tenha ficado a forma como o disse), no sentido em que houve dureza excessiva em várias jogadas defensivas, e isso é intimidação e realmente é anti-jogo, mas não justifica tudo, houve muito e bom trabalho por parte deles, e alguma falta de sorte nossa.
Quanto à dureza, foi dureza e é futebol feio, mas mais uma vez o destaque foi para o cúmulo da estupidez em campo: bastou uma queda para ver a raça de Pepe, outra vez uma vergonha! Mesmo sendo campeão europeu, titular do Real Madrid, e marque vários golos decisivos, é uma nódoa em comportamento brutal e irracional.
Pronto, temos um ponto, podemos fazer mais, e vamos fazê-los com humildade e trabalho. Como se costuma dizer, se for para não ganhar algum jogo, que seja no primeiro, pois custa sempre mais perder o último.
Acredito que esta selecção ainda pode fazer um bom europeu. Discordo quando dizem que é a melhor selecção que já tivemos. Não o é, e isso é de longe, apesar de ter jovens muito bons, para amadurecerem e darem futuro para próximas provas, desde a classe de João Mário, Danilo, André Gomes, Renato Sanches e Raphael Guerreiro (há mais, só que gosto mais destes).
Força Portugal, um banho de realidade e humildade pode ser o que faltava na preparação psicológica desta selecção.
Esquecer que os adversários treinam, trabalham e jogam é sempre má política! Desvalorizar o adversário é meio caminho andado para correr mal, e temos grande experiência nisso, é que o fazemos demasiadas vezes (não demos só 7-0 à Estónia na preparação, também perdemos em casa com a Bulgária). De facto, já há anos que digo que a nossa selecção é uma espécie de luva: ajusta-se ao adversário, sendo fraco com os fracos e forte com os fortes.
Ronaldo teve alguma razão sobre a forma de jogar da Islândia (por muito mal que tenha ficado a forma como o disse), no sentido em que houve dureza excessiva em várias jogadas defensivas, e isso é intimidação e realmente é anti-jogo, mas não justifica tudo, houve muito e bom trabalho por parte deles, e alguma falta de sorte nossa.
Quanto à dureza, foi dureza e é futebol feio, mas mais uma vez o destaque foi para o cúmulo da estupidez em campo: bastou uma queda para ver a raça de Pepe, outra vez uma vergonha! Mesmo sendo campeão europeu, titular do Real Madrid, e marque vários golos decisivos, é uma nódoa em comportamento brutal e irracional.
Pronto, temos um ponto, podemos fazer mais, e vamos fazê-los com humildade e trabalho. Como se costuma dizer, se for para não ganhar algum jogo, que seja no primeiro, pois custa sempre mais perder o último.
Acredito que esta selecção ainda pode fazer um bom europeu. Discordo quando dizem que é a melhor selecção que já tivemos. Não o é, e isso é de longe, apesar de ter jovens muito bons, para amadurecerem e darem futuro para próximas provas, desde a classe de João Mário, Danilo, André Gomes, Renato Sanches e Raphael Guerreiro (há mais, só que gosto mais destes).
Força Portugal, um banho de realidade e humildade pode ser o que faltava na preparação psicológica desta selecção.
Cartoon de 15 de Junho de 2016
segunda-feira, 13 de junho de 2016
Ilustração de Raças Autóctones - Touro Cacheno
Lançada mais uma ilustração científica das raças autóctones Portuguesas, hoje foi o touro da raça Cachena, a raça autóctone bovina mais pequena.
Ilustração digital, com Sketchbook Pro em Microsoft Surface. 7 horas e 05 minutos de trabalho.
Mais imagens desta raça em: http://ilustracoes.ruralbit.com/catalogo.php?r=8
Mais informações sobre esta raça no site da raça cachena e fotos no site de fotografia das raças autóctones.
sexta-feira, 10 de junho de 2016
Na Tasca 174 - Tens pontos?
Carta por pontos... porque é que uma coisa tão séria como a carta de condução ficou parecida com os cartões cliente em que se cola um selo a cada compra? (neste caso, descola-se...)
Temos um código da estrada, que tem falhas, mas existe e tem regras definidas. Temos um país onde o desinvestimento da educação em termos de valor e rigor está a dar frutos: analfabetismo diplomado. É mais fácil fazer um cartão de pontos que explicar as regras, ou ler regras onde quer que seja.
Claro que assim as contas podem ser feitas automaticamente por uma máquina, o que deve ser sempre melhor que a interpretação humana. Ah, esperem, vai haver interpretação humana ao decidir os pontos a tirar em cada infracção.
Claro que a intervenção humana mais forte não vai tardar, quando se aperceberem que há gente importante (e muita), que precisaria de 120 e não de apenas 12 pontos. Alguns milhares sem carta em pouco tempo e vamos ver se não vão alterar o valor máximo.
Já não bastava as vítimas de acidentes (culpados ou não) terem que tirar pontos uns tempos depois...
Temos um código da estrada, que tem falhas, mas existe e tem regras definidas. Temos um país onde o desinvestimento da educação em termos de valor e rigor está a dar frutos: analfabetismo diplomado. É mais fácil fazer um cartão de pontos que explicar as regras, ou ler regras onde quer que seja.
Claro que assim as contas podem ser feitas automaticamente por uma máquina, o que deve ser sempre melhor que a interpretação humana. Ah, esperem, vai haver interpretação humana ao decidir os pontos a tirar em cada infracção.
Claro que a intervenção humana mais forte não vai tardar, quando se aperceberem que há gente importante (e muita), que precisaria de 120 e não de apenas 12 pontos. Alguns milhares sem carta em pouco tempo e vamos ver se não vão alterar o valor máximo.
Já não bastava as vítimas de acidentes (culpados ou não) terem que tirar pontos uns tempos depois...
Cartoon de 10 de Junho de 2016
domingo, 22 de maio de 2016
Na Tasca 173 - Simplexidade
Entreguei o meu vigésimo IRS. Este ano tem cada requinte de sadismo que supera muitos dos outros anos: são as deduções escondidas, com truques para aparecerem; são entidades que declararam algumas deduções e temos que indicar noutro campo qual o NIF de quem declarou; requintado, sem dúvida.
Além disso, também gosto de ter que validar a actividade exercida por quem me passou facturas. Se eu compro um artigo ou serviço, na factura é que deve ser indicada a actividade correspondente, não devo ser eu a validar.
Com isso, estou a ter acesso ao facto de que aquele fornecedor tem várias actividades. Não só isso não me diz respeito, como se calhar são dados que importam apenas ao fornecedor e às finanças, e devem ser privados.
Com estas rasteiras perfeitamente dispensáveis e escusadas, fico com muito medo quando anunciam que o Simplex escusará trabalhadores por contra de outrem e pensionistas de entregarem IRS. Faz sentido, mas só se a Autoridade Tributária e Aduaneira (nome tolo, as Finanças, pronto!) fosse de fiar quando analisa os dados fiscais.
Cartoon de 22 de Maio de 2016
sexta-feira, 20 de maio de 2016
Na Tasca 172 - O governo paga o resto
Tenho a certeza que a maioria dos pais quer o melhor para os filhos, o que não é excepção na educação. Sei que há estabelecimentos de ensino privado que primam pela qualidade do ensino e fazem por superar as lacunas que possa haver em alguns estabelecimentos de ensino público. No entanto, são investimentos pessoais, quando há ensino público disponível. Que haja deduções em sede de IRS sobre uma diferença para o custo público, não me choca.
O que me choca é ver a quantidade de semanas que os ilustríssimos deputados têm levado a discutir diariamente o assunto na Assembleia da República, como se não houvesse outros assuntos que não este, que mexe com certeza com o bolso de muitos daqueles ilustríssimos. A sério, o que vão discutir a seguir durante semanas? O ordenado dos deputados, agora que a lei mudou no que respeita aos contratos de associação dos estabelecimentos de ensino privados? As subvenções vitalícias aos políticos? Talvez duas semanas de debate sobre a ementa dos restaurantes da Assembleia?
Com tanta insistência e tempo dedicado a este único debate, venham dizer que não estão a pensar apenas e só nos seus umbigos e carteiras...
E ainda falam da cassete do PCP...
O que me choca é ver a quantidade de semanas que os ilustríssimos deputados têm levado a discutir diariamente o assunto na Assembleia da República, como se não houvesse outros assuntos que não este, que mexe com certeza com o bolso de muitos daqueles ilustríssimos. A sério, o que vão discutir a seguir durante semanas? O ordenado dos deputados, agora que a lei mudou no que respeita aos contratos de associação dos estabelecimentos de ensino privados? As subvenções vitalícias aos políticos? Talvez duas semanas de debate sobre a ementa dos restaurantes da Assembleia?
Com tanta insistência e tempo dedicado a este único debate, venham dizer que não estão a pensar apenas e só nos seus umbigos e carteiras...
E ainda falam da cassete do PCP...
Cartoon de 20 de Maio de 2016
terça-feira, 17 de maio de 2016
sábado, 14 de maio de 2016
quarta-feira, 6 de abril de 2016
Na Tasca 171 - Aos papéis
Não me parece que haja nada disso na actualidade, pois quem teria o desplante de guardar quinhões de negócios, fugir a impostos, garantir negócios milionários para si e família?
A quantidade, qualidade e diversidade de nomes envolvidos é preocupante? Sim, é.
Mas sabem o que é anda mais preocupante para mim? Além do Pananá não ser o único paraíso fiscal (no cinema são sempre as clássicas ilhas Caimão...), a Mossack Fonseca (pelo menos segundo o Público) será só a quarta maior empresa do ramo...
Cartoon de 06 de Abril de 2016
segunda-feira, 4 de abril de 2016
Ecos em exposição Escola Secundária Cardeal Costa Nunes
Amanhã, 05 de abril, será inaugurada nova exposição dos "Ecos" na Escola Secundária Cardeal Costa Nunes, na Madalena, ilha do Pico.
Mais uma vez, os Ecos são expostos, e com esta já estiveram em quatro ilhas, sendo que é sempre especial quando é na nossa terra, onde será uma exposição semi-permanente (sedeada na ESCCN, mas poderá ser deslocada temporiariamente para outros locais e atividades).
Obrigado à ESCCN pelo interesse neste trabalho, principalmente ao professor Márcio Silva.
sexta-feira, 25 de março de 2016
sexta-feira, 18 de março de 2016
Na Tasca 169 - Ministro
A política e o poder são umas autênticas prisões... até se decide descaradamente "condenar" um suspeito, ainda sem julgamento à pena de ser... Ministro! Brilhante!
Cartoon de 18 de Março de 2016
segunda-feira, 25 de janeiro de 2016
Na Tasca 168
A isenção foi de férias e não voltou. Os directos da RTP ontem foram de um desdém gritante, em que interromperam a transmissão das declarações de candidatos para os comentadores do painel dizerem trivialidades. É assim, chama-se serviço público.
Cartoon de 25 de Janeiro de2016
quarta-feira, 20 de janeiro de 2016
Na Tasca 167
Podia dar a minha opinião sobre esta falta de vergo... ah, já dei.
Tempo como deputado será tempo "profissional", que conte para a reforma na idade de reforma. Já recebem um subsídio de reintegração, que até pode ser aceitável, se não transitarem directamente para outro trabalho, negócio ou tacho.
O resto, é o abuso de quem tem o poder de legislar a seu favor, o que limitou de certeza a decisão do Tribunal Constitucional, que tem que aplicar precisamente as lei aprovadas pelos visados.
Tempo como deputado será tempo "profissional", que conte para a reforma na idade de reforma. Já recebem um subsídio de reintegração, que até pode ser aceitável, se não transitarem directamente para outro trabalho, negócio ou tacho.
O resto, é o abuso de quem tem o poder de legislar a seu favor, o que limitou de certeza a decisão do Tribunal Constitucional, que tem que aplicar precisamente as lei aprovadas pelos visados.
Cartoon de 20 de Janeiro de 2016
segunda-feira, 14 de dezembro de 2015
Na Tasca 166
Vai recomeçar a dança do bom e do mau. No filme ainda havia o vilão...
E como se vai chamar? Outro Banco? Mais um? Novíssimo Banco? Banco Novo? Só Mais Um?
E como se vai chamar? Outro Banco? Mais um? Novíssimo Banco? Banco Novo? Só Mais Um?
Cartoon de 14 de Dezembro de 2015
terça-feira, 10 de novembro de 2015
Na Tasca 165
Votámos para eleger 230 almas que se vão servir do voto recebido para jogar, manipular, iludir, enganar, usar de estratégias e artimanhas.
Aparentemente, uns bons punhados de gentinha acha que sabe mesmo o que querem ou quiseram os Portugueses com o seu voto. Devo resumir o que quero com o meu: dignidade e empenho por Portugal e não empenho pelo partido e só pelo partido.
Não são capazes de dialogar, não pretendem sequer isso. Nenhum.
Depois, uns dizem-se do partido dos patrões, outros, dos trabalhadores, outros dos idosos, outros dos novos... algum é de todos os Portugueses? É que somos tudo isso e precisamos uns dos outros. Há empregos sem patrões? Não. Há patrões sem empregados? Não. Há gerações capazes de viver sozinhas? Não. Aprendam então a viver uns com os outros e com justiça. Aprendam a dialogar para o bem comum.
E há que lembrar que a maioria daqueles 230 nem sabe o que é economia, o que é ser patrão, nem o que é ser empregado sequer, quanto mais o que é a sociedade real, fora daquela redoma que é o meio político.
Aparentemente, uns bons punhados de gentinha acha que sabe mesmo o que querem ou quiseram os Portugueses com o seu voto. Devo resumir o que quero com o meu: dignidade e empenho por Portugal e não empenho pelo partido e só pelo partido.
Não são capazes de dialogar, não pretendem sequer isso. Nenhum.
Depois, uns dizem-se do partido dos patrões, outros, dos trabalhadores, outros dos idosos, outros dos novos... algum é de todos os Portugueses? É que somos tudo isso e precisamos uns dos outros. Há empregos sem patrões? Não. Há patrões sem empregados? Não. Há gerações capazes de viver sozinhas? Não. Aprendam então a viver uns com os outros e com justiça. Aprendam a dialogar para o bem comum.
E há que lembrar que a maioria daqueles 230 nem sabe o que é economia, o que é ser patrão, nem o que é ser empregado sequer, quanto mais o que é a sociedade real, fora daquela redoma que é o meio político.
Cartoon de 10 de Novembro de 2015
sábado, 31 de outubro de 2015
Ilustração de Raças Autóctones Portuguesas
Novo projecto, fora do âmbito dos cartoons, mas sempre a desenhar.
Em conjunto com a Ruralbit (http://ruralbit.com), lançámos esta semana o site ilustracoes.ruralbit.com, onde serão divulgadas ilustrações das raças autóctones nacionais, que tenho vindo a fazer.
É um trabalho de ilustração científica, recorrendo a imagens respesentativas de cada uma das raças, à descrição do padrão de cada raça, e com aconselhamento de técnicos especialistas em cada uma. É um projecto longo, que só agora está a começar, pois temos muitas raças autóctones nacionais (podem consultar o site das autóctones da ruralbit para terem uma ideia).
Como faço? São ilustrações científicas, feitas em tablet pc (Microsoft Surface Pro), com caneta digitalizadora, e no software Autodesk Sketchbook Pro. A isto, junto muita paciência, e muitas horas de trabalho por animal. Para ver como é feito, basta clicar aqui.
Em conjunto com a Ruralbit (http://ruralbit.com), lançámos esta semana o site ilustracoes.ruralbit.com, onde serão divulgadas ilustrações das raças autóctones nacionais, que tenho vindo a fazer.
É um trabalho de ilustração científica, recorrendo a imagens respesentativas de cada uma das raças, à descrição do padrão de cada raça, e com aconselhamento de técnicos especialistas em cada uma. É um projecto longo, que só agora está a começar, pois temos muitas raças autóctones nacionais (podem consultar o site das autóctones da ruralbit para terem uma ideia).
Como faço? São ilustrações científicas, feitas em tablet pc (Microsoft Surface Pro), com caneta digitalizadora, e no software Autodesk Sketchbook Pro. A isto, junto muita paciência, e muitas horas de trabalho por animal. Para ver como é feito, basta clicar aqui.
quarta-feira, 28 de outubro de 2015
Na Tasca 164 - Tudo pela saúde
Qualquer dia é preciso avisar que quanto menor o biquini ou fato de banho, maior o risco?
Cartoon de 28 de Outubro de 2015
sexta-feira, 16 de outubro de 2015
Na Tasca 163 - Aguarda-se o próximo culpado
A expressão "a culpa é do governo" está temporariamente indisponível... tente mais tarde!
Cartoon de 16 de Outubro de 2015
terça-feira, 13 de outubro de 2015
quarta-feira, 7 de outubro de 2015
Na Tasca 162 - Coliguem-se
Eleição após eleição, há sempre quem não queira perceber algumas coisas.
A primeira, quem ganhou, e que deve ser quem deve formar governo, goste-se ou não se goste. Foi para isso que se votou.
A segunda, que a Assembleia da República serve para representar os cidadãos que lá não estão, e não os que lá estão.
A dúvida é se algum merece realmente lá estar (talvez vários, mas estão silenciados pelas parvoíces que se diz e faz estes dias). Se não acham possível que entre 230 almas não será possível ou viável uma legislatura sem maioria absoluta. Das duas uma: ou são almas a mais (e são), ou pelo menos aquelas estão a mais. A certeza é que querem democracia para serem eleitos e esquecem-se dela logo a seguir...
Gosto muito também da expressão "voto útil". Mas é mesmo útil votar sempre nos mesmos, de quem depois não gostamos como governo? E é útil em algum lugar eleger só dois ou três partidos, e não haver opiniões diferentes no parlamento?
Cartoon de 07 de Outubro de 2015
A primeira, quem ganhou, e que deve ser quem deve formar governo, goste-se ou não se goste. Foi para isso que se votou.
A segunda, que a Assembleia da República serve para representar os cidadãos que lá não estão, e não os que lá estão.
A dúvida é se algum merece realmente lá estar (talvez vários, mas estão silenciados pelas parvoíces que se diz e faz estes dias). Se não acham possível que entre 230 almas não será possível ou viável uma legislatura sem maioria absoluta. Das duas uma: ou são almas a mais (e são), ou pelo menos aquelas estão a mais. A certeza é que querem democracia para serem eleitos e esquecem-se dela logo a seguir...
Gosto muito também da expressão "voto útil". Mas é mesmo útil votar sempre nos mesmos, de quem depois não gostamos como governo? E é útil em algum lugar eleger só dois ou três partidos, e não haver opiniões diferentes no parlamento?
Cartoon de 07 de Outubro de 2015
segunda-feira, 5 de outubro de 2015
Na Tasca 161 - O ex-feriado
Não está certo! Tiraram-nos este feriado! Ele era tão importante, pois simbolizava aquele acontecimento importante... sabem qual é, não sabem?
Sabem sim, é aquele... o tal, importante...
Tiraram, não me lembro porquê, nem me lembro quem... mas que dava jeito um fim de semana de três dias, lá isso dava!
Sabem sim, é aquele... o tal, importante...
Tiraram, não me lembro porquê, nem me lembro quem... mas que dava jeito um fim de semana de três dias, lá isso dava!
Cartoon de 05 de Outubro de 2015
Subscrever:
Mensagens (Atom)























