Este cartoon será sempre actual enquanto houver actividade política.
A partir do Espírito Santo, há uma série de arraiais espalhados semanalmente por todas as localidades dos Açores. Embora estes arraiais contribuam para a distracção do povo, a colocação de postes de iluminação muitas vezes dificulta a circulação automóvel nas ruas, ficando mesmo esquecidos durante algum tempo. É uma questão de falta de espaço, mas o melhor seria arranjar um sinal de trânsito específico para estes fenómenos, pois os perigos são demasiados para usar todos os sinais possíveis.
A nova iluminação da Variante a Ponta Delgada gerava dificuldades na aterragem dos helicópteros em serviço de transporte de doentes para o Hospital do Divino Espírito Santo. Se o problema era excesso de luz, a solução seria simples: apagar a iluminação da estrada para permitir as operações nocturnas dos helicópteros.
Em Agosto de 2001, o então primeiro-ministro António Guterres passou as suas férias nos Açores. Apesar de afirmar várias vezes que nesse período seria apenas mais um cidadão anónimo, tal foi com certeza impossível. A comunicação social regional aproveitou para experimentar a vestir o papel de papparazi.
A campanha eleitoral para a Câmara Municipal de Ponta Delgada tinha como principais candidatos a Dr.ª Berta Cabral (então Líder Parlamentar do PSD) e o Dr. Rui Bettencourt (então Director Regional da Juventude, Emprego e Formação Profissional). Assim, como em qualquer campanha em situações equivalentes, havia sempre dúvidas quando um deles tinha uma intervenção perante a comunicação social: será que estavam a falar como candidatos, ou no desempenho das suas funções?
Em Julho de 2001, as atenções estiveram em parte voltadas para um iatista Italiano que havia sido preso por tráfico de droga. Após uma fuga do Italiano durante o recreio, e algum tempo sem que se soubesse do seu paradeiro, o fugitivo foi finalmente encontrado numa cabana na Achadinha, Nordeste.
A colocação de parquímetros nos parques de estacionamento das Furnas (nas Caldeiras e junto à Lagoa das Furnas) gerou alguma polémica e, consequentemente, muitas críticas ... o que mais passaria a ser pago?
Cartoon originalmente publicado no Portal Virtualazores em 17 de Julho de 2001, com o Título "Humm, isto está um bocadinho caro" (o título "Pagar para ver" era o título original, tendo sido alterado pela Virtualazores).