Xinando - Cartoon
Cartoons made in Açores

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Açores no topo do mundo - Kilimanjaro

Nem todos os cartoonistas têm um irmão mais novo a subir o Kilimanjaro... olha, por acaso eu tenho!
A expedição "Açores no topo do mundo" está esta semana a subir o ponto mais alto de África, o Kilimanjaro, na Tanzânia. Um dos membros da equipa, liderada por Luís Bettencourt, é o Valter, o meu irmão mais novo, que há anos tem uma fixação por montes, montinhos e montanhas. Esta caricatura tem cinco anos e já nessa altura era assim!
Qualquer dia tenho que actualizar a caricatura (barba, outras montanhas, etc.), mas o espírito é o mesmo.

Podem seguir esta aventura por aqui.

Da minha parte, ficam os votos de boa sorte e ficamos aqui a torcer por eles!

Cartoon de Dezembro de 2004

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

SG 33 - Equilíbrio

Estamos no intervalo do jogo da selecção na Bósnia. Por agora, estamos em vantagem, mas é preciso muuuuuito equilíbrio. Um das diferenças entre este cartoon e o que se passa naquele "ervado", é que o peso está nos pés dos jogadores, e uma bicicleta não andaria ali, só um tractor! Depois não venham dizer que as vacas dos Açores estão mal instaladas nos nossos pastos, pois são bem melhores que aquela lástima!
Bem, por agora, força selecção!
Cartoon de 14 de Abril de 1995

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Na Tasca 38 - Corruptos? Que lei é essa?

O facto de haver por aí muita corrupção irrita, enerva, repugna, etc.
O facto de todos os casos de justiça terem que ser comentados por cada partido político, intriga-me. Não vejo os líderes partidários virem a público comentar os resultados dos jogos da liga de hóquei em patins, ou os casos de disciplina do futebol.
Pior que estarmos rodeados de bandidos a todos os níveis, é o facto dos grandes casos serem julgados na praça pública por todos, mesmo sem ser necessário factos concretos. Basta apresentar a suspeita e o nome, para os mais distraídos, recorda-se a filiação partidária, e depois cada um julga com base na coincidência ou divergência nessa mesma filiação.
Freeport, BPN, Sucateiros, Submarinos, etc., são casos de polícia/tribunais, e não de política!
Além da Assembleia da República proporcionar a oportunidade de aprovar leis que, mais tarde, ilibam os senhores deputados de questões criminais, os senhores deputados gastam todo o tempo no hemiciclo a exigir saber detalhes de casos que estarão em segredo de justiça! (talvez para impedir a resolução dos casos ou dificultar as investigações). Ao menos que essa perda de tempo e dinheiro dos contribuintes sirva para evitar a aprovação de outras "seguranças" perante futuros crimes.

Outra dúvida que me fica é qual será a função de uma "Indústria de Desmilitarização e Defesa"... parece que servem para desarmar o exército. Será que trocam as metralhadoras por barcos de papel? Ou apontam uma arma às costas ou cabeça dos tropas, e obrigam-nos a entregar as armas?

Cartoon de 12 de Novembro de 2009

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Os EnRASCAdos 39 - Saúde 2

Estar doente já era pior que ter saúde. Sempre foi. Agora, com uma série de burocracias acessórias, estar doente é muitíssimo pior que ter saúde!! O sistema actual, com os carimbos e afins, tornou-se ainda mais penoso, pois temos que ter a presença de espírito de um Poirot quando estamos com as defesas a lutar contra um estado de saúde debilitante. Se não nos damos conta, falta a vírgula, o carimbo, o papel era da outra cor, enfim, é de loucos.
Agora, e mais uma vez porque há por aí grandes aldrabões e trafulhas, até para ser passado um atestado médico a quem está doente, os médicos são capazes de se recusar! Sim, tudo isto porque muitos médicos passavam de bom grado (e constava dos preçários) a quem não estava doente.
Essa de pagar o justo pelo pecador já enerva!

Cartoon de 04 de Setembro de 2008

sábado, 7 de novembro de 2009

Ecos 22 - Despoluição

Será que com pouca lógica nos trajectos e horários, e com autocarros a cair aos bocados, se dividirmos aquela fumarada preta pelos poucos ocupantes dá menos poluição a cada um?

Cartoon de 07 de Novembro de 2009

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Ecos aderem à prática desportiva

Pois é, já não é só a Ana Salazar ou a Fátima Lopes que têm a honra de "vestir" uma selecção. A equipa EcoTeam vestiu... Xinando!
Entre o último fim de semana e o próximo, a equipa EcoTeam veste os cartoons dos Ecos na sua participação no 1.º Torneio Convívio da Administração Pública. A estratégia era óbvia: como todos os jogadores usaram o n.º 9, em caso de cartão, o árbitro só poderia distinguir o infractor através do cartoon que vestia, sendo muito trabalhoso estar a desenhar o cartoon ou a copiar o respectivo texto só para anotar quem viu esse cartão.
Só se espera que, no futebol, não seja preciso anotar os marcadores dos golos...