Xinando - Cartoon
Cartoons made in Açores

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Na Tasca 35 - Escutas...

O Sr. Presidente da República comunicou ao país que... o mundo da política é sujo! Ainda bem que ele, que anda na política há tantos anos, finalmente se apercebeu disso.
Quanto às supostas escutas, tudo é possível, desde existirem realmente, até terem sido inventadas integradas em estratégias político-partidárias... ou comerciais, pois os jornais têm mesmo que vender todos os dias.
... estou a ouvir um ruído estranho... vem da minha porta... será uma escuta?
... estão a farejar... é isso! Estão a farejar na minha porta!
... é a minha cadela... tem fome.

Cartoon de 30 de Setembro de 2009

terça-feira, 29 de setembro de 2009

EnRASCAdos 37 - Seguranças 2

Ninguém sabe porque estamos falidos...
Cartoon de 17 de Agosto de 2008

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

MonoCultura 44 - Controlo de quotas

A ultrapassagem das quotas de produção sempre gerou problemas, pois implicava multas. Depois de ultrapassadas, vinha aí o "ai Jesus que não pago!" e o "governo a pagar se quiser". Era tudo contra elas! Agora, está tudo a ficar com saudades delas, pois vão partir...
Será que devia haver quotas para asneiras, polémicas, escutas, candidatos com processos-crime às costas, idas a mercados, abraços a peixeiras, número de aulas de escola interrompidas por visitas de candidatos (e os menores não votam...), número de comparações com Salazar, número de vezes que se diz o nome do opositor num discurso, número de contradições com ditos e escritos passados, etc?
Não devia haver quotas, pois iria restringir a liberdade dessa gente continuar na sua cegueira, a defender os seus interesses disfarçados de preocupação com os outros, e com cada vez mais descaramento naquilo que dizem e fazem.
"Essa" liberdade é mais importante que a seriedade... paciência!

Cartoon de 03 de Junho de 2002

domingo, 20 de setembro de 2009

As equipas de arbitragem

Ao ver o início do jogo do Benfica para a Liga Europa, fiquei confuso quando as equipas alinharam a meio campo, no início do jogo. Como conhecia o equipamento do Benfica, fiquei sem saber qual das outras equipas era o Bate Borisov... era muita gente.
Acho que isto é insuficiente. Só cinco? Deveriam ser mais, porque:
- o campo é muito comprido, por isso, deveria ter um juíz de linha por cada linha lateral de cada meio-campo, logo 4;
- a baliza tira visibilidade, por isso deveria haver um juíz de baliza/linha de fundo de cada lado da baliza... mais 4;
- Devia haver pelo menos três árbitros dentro do campo, para haver 360º de visibilidade à volta da jogada (aí uns 120 a cada um, o que não é mau).
Claro que isto teria grandes consequências práticas:
- Os jogadores teriam dificuldade em encontrar linhas de passe;
- Podia não haver espaço para bater os cantos;
- Podia não sobrar espaço para a bola entrar na baliza;
- Pinto da Costa teria que oferecer viagens Low-Cost, e organizar excursões;
- Deixaria de haver escutas telefónicas, mas gravações de vídeo-conferências...

Cartoon de 20 de Setembro de 2009

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

SG 31 - Os mentirosos

Continua por aí uma coisa chamada campanha eleitoral (e ao que dizem, continuará por aí, como o Pedro Santana Lopes). Os candidatos esforçam-se por prometer à média de 80 a 90 (promessas) à hora. É excesso, mas eles andam sempre assim, mesmo que seja para prometer que não fazem alguma coisa.
Tal como aqui o amigo SG, por vezes encontram gente famosa pelo caminho. Agora deu aos condidatos para se encontrarem com "conhecidos humoristas", deixando as feiras para a parte da manhã.
A questão que se coloca é se um programa de humor, em que os Gato Fedorento esmiúçam os sufrágios, poderá ter influência eleitoral. É possível que os candidatos aproveitem esta oportunidade para apresentarem um lado mais humano, embora esmiúçado, tentando granjear alguns votos? Creio que sim.

Cartoon de 10 de Abril de 1995

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Na Tasca 34 - Período pré-eleitoral

O período pré-eleitoral é fértil em confusões, trapalhadas, asneiradas, etc... mais ou menos como o período pré-pré-eleitoral, o período eleitoral, o período pós-eleitoral, e ainda o período pós-pós-eleitoral. É ver (ou ouvir) quem tem mais tolices para dizer, mais contradições para apresentar, e a maior cara de pau para aparecer.
Independentemente de se gostar, tolerar, ou detestar José Sócrates, quem tem realmente saudades da Manuela Moura Guedes?

Cartoon de 09 de Setembro de 2009

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

MonoCultura 66 - Rotunda das couves

O nó do Hospital tem uma particularidade especial. Desde o início da construção da rotunda que dá acesso ao Hospital que lá crescem espécies com grande interesse... agrícola. Durante meses, foram surgindo algumas belas couves a ornamentar aquela rotunda. Ainda há poucas semanas, o local foi limpo, roçado, ficando as couves intactas e viçosas, como se de flores de jardim se tratassem. Posteriormente, foram cortadas, possivelmente para algum caldo verde, mas já estão de novo a despontar do solo.
Embora não tenha reparado em detalhe, fica a dúvida sobre qual a variedade de couve em causa... será galega?
Em caso de acidente naquela rotunda, à pergunta "o qu'é q'houve aqui?", resultarão respostas complicadas para as seguradoras responderem: "quanto ao acidente, não percebemos, mas q'houve, q'houve..."

Cartoon de 3 de Setembro de 2009

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Os EnRASCAdos 36 - Seguros 2

Os seguros de saúde não abrangem a Gripe A...
Com tantas doenças que existem, se calhar os contratos têm a lista das doenças admissíveis. As novas doenças não são cobertas, pois não eram conhecidas na data de assinatura do contrato, portanto, nada de modernices.
Para as seguradoras, é bom que tenhamos seguros contra acidentes, mas desde que não tenhamos acidentes, é ainda muito bom que tenhamos seguros de saúde, desde que nos mantenhamos saudáveis!
Cartoon de 13 de Agosto de 2008

terça-feira, 1 de setembro de 2009

MonoCultura 43 - Serviço público

Em 2002, o governo previu alterar radicalmente a forma com estava organizada a televisão pública. O então Canal 2 seria para fechar, e havia dúvidas quanto ao próprio Canal 1 e aos canais regionais. Parecia que tudo ia ser fechado. Os funcionários da RTP faziam protestos todos os dias à porta das instalações, e usavam do poder da informação para abrirem todos os telejornais com as suas manifestações.
O que seria dos portugueses sem serviço público? Vendiam o sofá e a TV e iam trabalhar? Grandes dúvidas pairaram.

Quanto ao xinando-cartoon, volta após umas merecidas férias. Nunca tinha estado tanto tempo consecutivo sem actualizações, mas vai-se compensar isso daqui em diante... não é preciso vender os computadores... o serviço está de volta.

Cartoon de 20 de Maio de 2002
Publicado originalmente no Portal Virtualazores