Xinando - Cartoon
Cartoons made in Açores

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

O uso do voto de abstenção

Manuela Ferreira Leite anunciou que iria indicar aos deputados do PSD para usarem do "voto de abstenção" no que respeita ao Orçamento de Estado. É uma opção que não discuto. O que questiono é bem mais profundo que o OE (como se este não fosse já extremamente profundo...), é a figura do "voto de abstenção".
Será que hos botõezinhos de voto do sistema de votação da Assembleia da República há o botão para registar a abstenção, e um botão para registar o voto em branco, e outro para o voto nulo?
Os portugueses já têm tanta dificuldade em votar, já viram se até para o voto ser nulo, a cruz tivesse que ser feita dentro do quadrado? Será que os votos nulos seriam anulados se a cruz estivesse fora? Deviam!

Quanto custará ao OE esta inovação democrática? Vejam só o número de quadradinhos adicionais a imprimir num boletim de voto...

Cartoon de 26 de Janeiro de 2010

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Na Tasca 42 - Os Túneis

Camarotes de luxo, bancadas de luxo, arquitectura de luxo, balneários de luxo, plantéis de luxo, 20 acessos para o público, grades entre sectores para separar claques, e UM ÚNICO túnel de acesso para entrarem as duas equipas rivais, os mentecaptos dos seus dirigentes e os nossos excelentes árbitros!
Mesmo só com um acesso, com tanta polícia não conseguem fazer passar uma equipa de cada vez? Sinceramente, situações como as que se passam no futebol português só ocorrem porque está tudo a chafurdar na mesma lama... e gostam!
Os problemas nos túneis não se resolvem porque não se quer.
Cada vez mais, os jogos devem dar na SportTV, Canal 1, TVI ou SIC, e as entradas e saídas dos balneários deviam ser transmitidas, mais tarde e com bolinha vermelha, na SIC Radical. Bem, mais tarde talvez não seja preciso, já que dá wrestling na programação infantil.
... e já agora, em vez de se queixarem de imparcialidades nas programações dos canais em termos de comentadores políticos, acabem com aquelas decadências a três sobre futebol nas segundas-feiras à noite, em que em vez de se defender e edificar o desporto, se desfilam chorrilhos de asneiras incendiárias.

Cartoon de 22 de Janeiro de 2010

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Ecos 24 - O Calote

Quando se fala de emissões de CO2 para a atmosfera, todos gostam de falar: uns, porque já estão servidos de emissões e acham que os outros não devem emitir; Outros, porque acham que ainda não emitiram bastante, por isso ainda podem (e devem) emitir tanto quanto os outros.
Entretanto, enquanto se debate quem paga ou não pelas emissões, adivinhem quem paga a factura?

Obrigado ao LR pela dica.

Cartoon de 19 de Janeiro de 2010

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

MonoCultura 68 - Parque Delgada

Hoje faz dois anos que este blogue foi lançado. Nas últimas semanas tenho feito uma espécie de sabática, por falta de tempo e também por alguma falta de inspiração. O problema é que quando falta inspiração, costumo ir ao baú dos cartoons antigos, mas essa reserva está a chegar perto do fim (ainda dá para uns tempinhos).
Essas vagas de parqueamento na minha reserva estão ainda a salvo da constante rapina dos parquímetros. Dizem que serve para disciplinar o trânsito e facilitar o acesso das pessoas às diferentes zonas da cidade. Isso só valia se não pusessem parquímetros nos parques mais periféricos. Luta-se contra a notícia da instalação de parquímetros no parque dos pinheiros, não se instala as máquinas, mas ficaram mais três ruas "bloqueadas".

Posso ouvir todas as "lógicas", até posso compreendê-las, mas vamos tentar cruzar duas lógicas:
1. Coloca-se parquímetros nas ruas para que ninguém abuse do espaço público e para que todos possam assim usufruir dele com iguais direitos.
2. Na avaliação das casas pelas Finanças, para efeitos do pagamento do IMI, a garagem é considerado um elemento de luxo, e por isso a avaliação sobe e a autarquia recebe um maior valor de imposto.

Cruzando as lógicas 1 e 2, fico extremamente confuso: se eu tiver garagem, estou a contribuir para o bem comum, nos termos da lógica 1. No entanto pago por isso, isto de acordo com a lógica 2, como se a minha garagem tivesse, também ela, parquímetro!
Isso deve ser porque tenho carro, e isso é poluente... mas esperem lá: a lógica 3 diz que eu tenho que pagar um Imposto Único de Circulação, pois o meu carro usa as estradas e emite gases para a atmosfera!
Então, fico com uma grande dúvida: sai mais barato ter o carro parado ou a andar?

Se calhar era melhor não ter carro, não ter casa, eventualmente morar noutro concelho, a ver se conseguem sobreviver sem os cidadãos que pagam os impostos e que são geralmente os menos beneficiados por esse facto.

Cartoon de 15 de Janeiro de 2010

domingo, 10 de janeiro de 2010

SG 34 - Distracções

É verdade, tenho andado distraído com o blogue. Acho que acabei de bater o meu recorde de tempo entre dois posts consecutivos, o que não é muito bom.

Pior que as minhas distracções entre posts são as distracções que andam por aí: ano novo, vida nova, notícias velhas, sempre as mesmas. Será que se deve confiar na comunicação social? Será que se está a dar importância ao que mais interessa, ou será que há assuntos batidos até à exaustão e as nossas atenções são assim desviadas do que interessa?

Cartoon de 14 de Abril de 1995