Xinando - Cartoon
Cartoons made in Açores

sábado, 6 de outubro de 2012

lanoicaN olobmíS

Tinha a ideia de que quando numa batalha naval uma embarcação era capturada, muitas vezes hasteavam a bandeira/pavilhão na posição invertida. Pesquisei e verifiquei que além disso, também era usada esta simbologia quando um navio estava em perigo ou apuros. Será que alguma destas se aplica a Portugal?
O hastear de ontem está a ter um destaque enorme cá dentro, mas será que não era um aviso para o exterior? Na primeira teoria, seria a confirmação de que fomos tomados por piratas, na segunda que estamos em desespero, por isso nem sei qual escolher.
Sobre a simbologia da bandeira, vejamos o que nos sobra:
- A esfera armilar: simboliza os descobrimentos portugueses e a vocação universal dos portugueses. Ora, não tenho gostado de nada do que temos vindo a descobrir nos últimos anos, e os portugueses podem ser universais, e são, mas o seu universo está cada vez mais apertadinho;
- O escudo, castelos e quinas: têm a ver com a fundação da nação, vitórias e afirmação nacional no mundo. Se calhar, punham uma bola por vitória do Cristiano Ronaldo e esqueciam o passado que parece não servir para nada, nem sequer para aprender com os erros;
- O verde: simbolizava a esperança no futuro...
- O vermelho rubro: simbolizará os sacrifícios do povo português ao longo da história...

Daqui concluo cientificamente que o verde deverá ser extinto e a faixa vermelha ampliada, talvez para uma faixa comprida. Símbolos, é como disse, uma bola de futebol e mesmo assim bem pequenina.

PS: Se decidirem me prender por força do artigo 332.º do código penal, por de alguma forma ter ultrajado a bandeira nesta única vez, por favor não me ponham na mesma cela que aquele pessoal da política que o faz diariamente! Ah, pois é... eles não vão para a prisão... que ingenuidade a minha.

Cartoon de 06 de Outubro de 2012

Sem comentários: