Xinando - Cartoon
Cartoons made in Açores

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Na Tasca 125 - E tempo para governar?

A comunicação social "bombardeia-nos" diariamente com declarações de governantes, proferidas geralmente à entrada ou saída dos milhares de acontecimentos onde metem os pés. Fora algumas reuniões de trabalho, muitas são as situações que nada têm a ver com a governação, como determinadas inaugurações, celebrações, seminários, e outros que tais. Quando acaba esta correria, eis que vem cá de visita um chefe de estado estrangeiro, ou então há que ir responder a perguntas (muitas delas cretinas) dos senhores deputados à Assembleia da República.
A presença dos governantes/representantes do governo pode ser importante em algumas ocasiões, mas a presença de membros do governo, diariamente, em múltiplos eventos, a toda a hora, leva-me a pensar se os problemas do país não têm a ver com uma característica comum por cá: o absentismo.
Fala-se muito em combater o absentismo escolar, que limita a aprendizagem, e o absentismo laboral, que limita a produtividade. Agora, ninguém vê o absentismo governamental?
Se não páram de circular por aqui e por ali, como governam? No carro, entre destinos? É esse o grande esforço que é preciso fazer? Mede-se o esforço em quilómetros, ou em minutos a responder à comunicação social? É preciso instalar gabinetes de ministros, se mal os usam? Desculpem-me a ignorância, mas a melhor capacidade de gestão implica TEMPO para gerir, inteirar-se realmente dos dossiers, dedicar tempo a resolvê-los... tanto mediatismo e declarações avulsas entre portas só levam a concluir que tudo é feito pela rama e sem critério.

Cartoon de 11 de Setembro de 2013

Sem comentários: