Xinando - Cartoon
Cartoons made in Açores

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Na Tasca 146 - Querem cortar, querem

O Primeiro-Ministro queixou-se do Tribunal Constitucional, em coro com o Governo e partidos apoiantes. Chegou ao ponto de questionar a legitimidade daquele tribunal. O  argumento é simples: quem são eles para impedirem o Governo, se não foram eleitos?
Pois, quem cresceu no seio de um partido, esquece que a sociedade é assim mesmo: com meios de regulação, e com possibilidade de actuação fora dos círculos partidários. Crescem a viver o círculo partidário, da intriga, das influências, negociatas, cunhas, agendas económicas e interesseiras, e ficam admirados por haver órgãos institucionais fora da suas garras (ou pelo menos aparentemente isentos, e legalmente obrigados a tal).
Na prática, havia uma ambição alimentada durante o crescimento pessoal, desde pequeno jotinha, de ser líder partidário e chefe de governo. Quase não se faz mais nada na vida senão preparar esse caminho. Os erros dos anteriores executivos até serviram de catapulta para a ascensão política até ao poder. Chato o país estar naquele estado e ser então mais fácil piorá-lo que o melhorar...
Agora pareceu um lamento, tanta ambição, tanto jeito para chegar ao topo (fora os jeitinhos), e a infelicidade de ter nascido neste país. Se calhar noutros não há Constituição para respeitar, se calhar noutros dá para passar por cima da Constituição e de todos, se calhar são ditaduras, ora bolas.

E se calhar a maior fatia da birra, da falta de serenidade, e da falta de respeito pelo TC e pela Constituição deste país, foi ter que adiar uma viagem para ver a Selecção...

Cartoon de 05 de Junho de 2014

Sem comentários: