Xinando - Cartoon
Cartoons made in Açores

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Introdução

Desde há muito tempo, venho fazendo cartoons para diversos fins.

Enquanto os primeiros tiveram objectivos puramente lúdicos, alguns foram um pouco mais longe em termos de divulgação, começando por caricaturas para livros de curso da Universidade dos Açores (mais de 130 caricaturas em 7 livros, entre 1997 e 1999), e acabando em projectos editoriais, como a secção Humor Verde da Revista Vidália (Boletim dos Amigos dos Açores - Associação Ecológica, entre 1998 e 2002), ou a secção "Cartoon" da página http://virtualazores.net/ com o projecto MonoCultura (entre Maio de 2001 e Agosto de 2002).

Não pretendo com estes trabalhos agradar a todos, pois isso é impossível, quer por diferenças idividuais de humor, culturais ou de sensibilidade. Além disso, o processo criativo é bastante complexo, resultando em cartoons que podem ser boas ideias e desenhos menos conseguidos, ou desenhos engraçados de ideias menos boas.

Interessa-me recordar esses trabalhos e o gosto que tive em fazê-los. Eu já me diverti, espero que vocês também encontrem motivos para se divertirem com alguns.

Neste blog serão divulgados/republicados alguns destes trabalhos, a cujas imagens adicionarei uma pequena explicação do seu enquadramento, uma vez que o contexto por vezes é meio caminho andado para compreender o cartoon.

Sem comentários: