Xinando - Cartoon
Cartoons made in Açores

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Anedotas Ilustradas 08 - O da dor

O meu caderno de ideias/argumentos para cartoons tinha um "V" marcado nesta anedota. Muitas vezes me intriguei sobre aquele "V", pois não me lembrava de ter desenhado o respectivo cartoon. Afinal, lá o encontrei naquele dossier perdido.

Este joguinho de palavras faz-me lembrar que não me serviu de muito ter cuidado com a minha escrita ao longo destes anos. Não sendo aquela perfeita, sempre tentei não cometer erros gramaticais ou ortográficos, e sempre tentei conjugar os verbos de forma correcta. Com o acordo ortográfico, com certeza que este parágrafo ficará cheio de erros, e eu (e muitos) ficarei analfabeto por decreto!

Quando penso na expressão de Fernando Pessoa "A minha Pátria é a Língua Portuguesa", penso na antiga Jugoslávia, desmembrada. Porém, quando vejo o original da sua escrita, tranquilizo-me, pois a minha pátria também já não era a patria de Pessoa.

De toda a minha bilbioteca, vejo que os únicos livros que ficarão em Português Oficial pós-acordo serão os "Gibis" da Turma da Mônica ... ainda bem que eu sou fâ de Maurício de Souza.
Usá-los-ei como gramática.

Desenho de 23 de Agosto de 2005
Inspirado em http:\\anedotas.aeiou.pt

3 comentários:

Carlos Faria disse...

A língua sempre evoluiu, a escrita de pessoa não era a mesma de camões, nem a da minha escola primária, que não é a mesma de hoje... pois poucos se lembram que a última alteração ortográfica foi em 1973, logo quando completei a 4.ª classe. Já agora, a gramática não muda com o acordo.
Será que poderei escrever Fayal novamente como na época de pessoa? pois que com a grafia actual alguns não reparam que é uma palavra de 3 sílabas.

AÇORES disse...

fan_tástico!!!!

Anónimo disse...

"Axu k a evlxão d lngua Ptguexa xerah nexte xentido!" (Acho que a evolução da Língua Portuguesa será neste sentido!)
è preciso dizer mais? basta pedir a um adolescente de hoje em dia para escrever uma qualquer frase.