Xinando - Cartoon
Cartoons made in Açores

domingo, 13 de julho de 2008

MonoCultura 54 - Pagar pelos outros

A EDP fez recentemente a brilhante sugestão de incluir uma taxa de 1 euro na factura da electricidade, para compensar a empresa pelas contas incobráveis. Literalmente, quem já paga e provavelmente sempre pagou, seria castigado em vez dos caloteiros, e a EDP passaria incólume, a fazer a sua justiça distorcida.
Eu não sou gestor, nem sequer empresário, nem tenho formação académica na área da economia ou gestão, mas há uma coisa que me intriga: qualquer empresa que se preze (nem precisa ser um gigante nacional como a EDP) incorpora nos preços dos seus serviços os custos de funcionamento, que inclui despesas com pessoal, infraestruturas, despesas correntes ... até o papel higiénico. Embora os preços da electricidade sejam definidos pelo governo, a EDP sempre foi um gigante, por isso nunca foi pobrezinha, e esta proposta é indecente. Imagine-se a chegar á mercearia e lhe cobrarem as suas compras e as do cliente anterior, que tinha saído sem pagar ...
Esta empresa apenas se limita seguir a moda: o ministério das finanças faz o mesmo, aumentando descaradamente impostos, e mesmo inventando outros, para compensar a incapacidade de cobrar a alguns espertos. A uns, cobra-se forte e feio multas por atrasos de horas em declarações ... a outros, "abaixam a crista" e dívidas de milhões ficam por cobrar ...
É sempre mais fácil ir buscar aos clientes que pagam sempre, do que andar a correr atrás dos outros que não pagam ... será que se me tornar caloteiro e não me importar, viverei com mais saúde e me deixam em paz? ... não acredito ... mesmo a fuga descarada e o calote são só para alguns com as costas bem quentes!
Imaginem se o ministério da justiça adere à moda ...
Cartoon de 09 Julho 2008

Sem comentários: