Xinando - Cartoon
Cartoons made in Açores

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Os enRASCAdos 003 - O Concurso 3

Simplificação administrativa ...


Desenho de 7 de Janeiro de 2004

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Homenagem - Dias de Melo

Nem todos os cartoons ou caricaturas têm que ser cómicos. Este não é.
Esta é uma homenagem a um Homem do Pico, cuja voz se calou ontem, mas cuja escrita perdurará.
Muito se diz sobre o escritor Dias de Melo, sobre os seus romances mais conhecidos. A mim, basta-me dizer o seguinte:
Ler a sua escrita, faz-me sentir em casa, pois, mais do que português, ele escreve em picaroto.

Desenho de 25 de Setembro de 2008

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Nós sabemos muito bem quando é o Natal!

Se há uma coisa que se sabe no Sporting é quando é o Natal. Durante anos, os leões gostariam que essa época de festa fosse em Julho, depois do campeonato acabar. Até agora, em Setembro, Paulo Bento não hesita em dizer que "a única coisa que sei que vai acontecer em Dezembro é o Natal, no dia 25"!
Vê-se que não é um treinador qualquer, vê-se que conhece bem o clube!


Pior estará Quique Flores, que não sabe quando é o Pão por Deus, pois o Benfica ultimamente mal tem conseguido atravessar o mês de Agosto, quanto mais pensar em Natal ou Ano Novo ...

Cartoon de 22 de Setembro de 2008

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Os enRASCAdos 008 - Ter ou não ter 2

A informação é uma das armas actuais na nossa sociedade. Embora a internet tenha constituído um meio preferencial para distribuição e generalização da informação, o excesso lá contido faz com que não seja fácil distinguir a boa informação daquela com incorrecções, ou até com intenção de induzir em erro.
Quanto ao ensino, de meio de pesquisa (com os riscos de uso de má informação), passou a meio de distribuição de trabalhos pronto-a-apresentar. É uma maneira mais simples de atravessar o período de um curso, o pior é se em algum momento no futuro, a vida tem que ser vivida fora do mundo virtual ...

Desenho de 02 Fevereiro 2004

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Na Tasca 17 - Epreendedorismo


Felizmente, há muitas pessoas que sabem viver. Éramos o povo do desenrasca, mas estamos a atingir o requinte de sermos empreendedores.

Quem diria que era vantajoso ser detido por ser suspeito de alguma coisa? Conclui-se que, neste rectângulozinho à beira-mar plantado, há mais benefícios fiscais e sociais do que parecia. Será que nos vão aumentar os impostos para pagar estas indemnizações? Sugiro que se chame o ISVJ, Imposto Sobre Vírgulas Jurídicas ...

Agora faltam os pedidos de indemnização por calúnia a cada um dos media, e já cá canta a reforma!

Fico, no entanto, com uma dúvida existencial: Estas idemnizações são só para quem tem currículo (leia-se ... determinado estatuto social), ou existem para qualquer um? Qual será a fórmula de cálculo? ... será dependente do IRS?

Desenho de 17 de Setembro de 2008

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

MonoCultura 58 - O kit

A esta hora, muitos lares açorianos já foram contemplados com o Kit Autonómico. Os que gostaram da ideia e ainda não receberam, queixam-se; os que não gostam da ideia e ainda não receberam, queixam-se (às vezes não se sabe se só por serem contra, se por não terem um ainda ...).
A verdade é que os símbolos regionais significam muito pouco para a maioria, quer sejam a favor ou contra o kit.
Já que agora haverá mais bandeiras dos Açores do que nunca por aí, podia-se aproveitar para homenagear o Pauleta se e quando ele confirmar o fim da carreira. Fazia-se como o Scolari pediu para a selecção e pendurava-se a bandeira dos Açores na janela. Só há um problema: poderia parecer campanha eleitoral e seríamos todos multados pela Comissão Nacional de Eleições.

Quanto ao uso dos símbolos regionais na campanha, acho que todos os partidos poderiam e deveriam usar. Achar que isso confunde os eleitores, é chamar o eleitorado de burro. Talvez os partidos tenham receio de que os seus próprios candidatos fiquem confusos.
Problema seria se usassem os símbolos da Madeira ... ou do Burkina Faso ...

Cartoon de 13 de Setembro de 2008

sábado, 13 de setembro de 2008

Os enRASCAdos 007 - Ter ou não ter 1

Cada vez mais, confiamos na informação que armazenamos aqui e ali, seja nos computadores, seja nos telemóveis, seja mesmo em fotocópias de livros, que um dia haverá tempo para ler. Estamos na sociedade de informação, em que a memória não serve para muito.
Quando nos falta o telemóvel, ou falha o computador, ficamos como que vazios, sem acção e como se nada tivéssemos aprendido. Em vez de armazenarmos no cérebro ... armazenamos em sítios onde aparentemente cabe mais informação, mas onde se pode perder toda ao mesmo tempo ...

Desenho de 21 de Janeiro de 2004

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Anedotas Ilustradas 12 - Fim da noite

Fim de dia de trabalho (no caso, noite), cada um sabe o que apura e a satisfação que tira disso ...

Cartoon inspirado em http://anedotas.aeiou.pt
Desenho de 10 de Setembro de 2008

terça-feira, 9 de setembro de 2008

MonoCultura 57 - Pedimos desculpa pelo incómodo ...

Actualmente, para quem vive, trabalha ou visita Ponta Delgada, é mais ou menos isto que vemos: sinalização até às orelhas, acessos provisórios e desvios aos desvios, um caos.
Todos pedem desculpa pelo incómodo, mas todos incomodam!
A justificação de cada um será do tipo: "As pessoas já estão habituadas a obras ..."; "Já que estão incomodadas, incomoda-se uma vez só ..."; e a mais brilhante ... "Se os outros podem fazer obras, eu também posso!".

Não sei bem o que vai acontecer, mas hoje é o primeiro dia de aulas ...

Desenho de 9 de Setembro de 2008

domingo, 7 de setembro de 2008

Os enRASCAdos 005 - O Engenheiro 2

Nas entrevistas de emprego, o aspecto pode contar mais que o conteúdo. É inevitável, somos humanos. Assim, muitos bons profissionais não são seleccionados porque eventualmente não têm bom aspecto, e alguns maus profissionais são seleccionados pelo aspecto que têm.
E entre entrevistadores e entrevistados há humores variáveis, teimosias mais ou menos acentuadas, etc.
Às vezes, é uma espécie de lotaria ... mesmo aplicando uma série de critérios que se pretendem rigorosos, está-se sujeito à sorte (de ambos os lados).

Cartoon de 13 de Janeiro de 2004

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

SG 17 - Travão



Esta deve ter sido uma aproximação mal medida à Rotunda de Belém, ou então às soluções provisórias junto ao Hospital do Divino Espírito Santo.

A mínima desatenção e dá logo toque, e daria mesmo sem os camelos e animais que por lá passam sem respeito por ninguém ... então com eles lá aos montes ...

Desenho de 11 de Janeiro de 1995