Xinando - Cartoon
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segunda-feira, 25 de maio de 2009

Na Tasca 28 - Soluções rodoviárias

A colocação de determinados limites de velocidade, assim como a colocação de lombas e outros obstáculos servem para que se consiga um determinado grau de segurança nas estradas.
No entanto, parece que a estratégia actual é a seguinte: sempre que houver um acidente, colocam-se lombas e reduz-se o limite de velocidade. Será que isso se justifica sempre? Será que todos os acidentes são provocados por má concepção da estrada?
Começa a cansar ver cada vez mais sítios extremamente condicionados porque alguém inconsciente provocou um acidente. Se algum animal passou num cruzamento sem fazer stop, com bebida, ou passou a 100 km/h numa zona de 50, qual é a justificação para reduzir o limite de velocidade para 40? Isso só se justificaria se o acidente tivesse ocorrido em situações normais e dentro dos limites de velocidade! Qualquer dia, vai haver locais onde temos que parar o carro e empurrá-lo para passar... qualquer dia, coloca-se um fardo de palha no meio da estrada, para que os condutores abrandem.
Sinceramente, começo a ficar farto de ser amarrado porque outros andam desamarrados. E ficar com o carro todo partido porque estou sempre a atravessar lombas, pois as estradas estão a ficar mais acidentadas do que no tempo em que estavam simplesmente esburacadas.
Quanto às lombas, não percebo o porquê de, em alguns cruzamentos, se coloca lombas grandes na via principal, para quem ter prioridade quase ter que parar o carro, e não se coloca lombas dessas na via que tem stop, para que quem deve parar pare mesmo!

Cartoon de 23 de Maio de 2009

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