Xinando - Cartoon
Cartoons made in Açores

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

MonoCultura 68 - Parque Delgada

Hoje faz dois anos que este blogue foi lançado. Nas últimas semanas tenho feito uma espécie de sabática, por falta de tempo e também por alguma falta de inspiração. O problema é que quando falta inspiração, costumo ir ao baú dos cartoons antigos, mas essa reserva está a chegar perto do fim (ainda dá para uns tempinhos).
Essas vagas de parqueamento na minha reserva estão ainda a salvo da constante rapina dos parquímetros. Dizem que serve para disciplinar o trânsito e facilitar o acesso das pessoas às diferentes zonas da cidade. Isso só valia se não pusessem parquímetros nos parques mais periféricos. Luta-se contra a notícia da instalação de parquímetros no parque dos pinheiros, não se instala as máquinas, mas ficaram mais três ruas "bloqueadas".

Posso ouvir todas as "lógicas", até posso compreendê-las, mas vamos tentar cruzar duas lógicas:
1. Coloca-se parquímetros nas ruas para que ninguém abuse do espaço público e para que todos possam assim usufruir dele com iguais direitos.
2. Na avaliação das casas pelas Finanças, para efeitos do pagamento do IMI, a garagem é considerado um elemento de luxo, e por isso a avaliação sobe e a autarquia recebe um maior valor de imposto.

Cruzando as lógicas 1 e 2, fico extremamente confuso: se eu tiver garagem, estou a contribuir para o bem comum, nos termos da lógica 1. No entanto pago por isso, isto de acordo com a lógica 2, como se a minha garagem tivesse, também ela, parquímetro!
Isso deve ser porque tenho carro, e isso é poluente... mas esperem lá: a lógica 3 diz que eu tenho que pagar um Imposto Único de Circulação, pois o meu carro usa as estradas e emite gases para a atmosfera!
Então, fico com uma grande dúvida: sai mais barato ter o carro parado ou a andar?

Se calhar era melhor não ter carro, não ter casa, eventualmente morar noutro concelho, a ver se conseguem sobreviver sem os cidadãos que pagam os impostos e que são geralmente os menos beneficiados por esse facto.

Cartoon de 15 de Janeiro de 2010

4 comentários:

Carlos Faria disse...

parabans pelo blogue desse picaroto na ilha do arcanjo.
Espero que consigas pôr novo material nesse stock, pois gosto de dar uns sorrisos com a tua ironia pela manhã

Xinando disse...

Obrigado. Farei por isso!

Jordão disse...

O meus parabéns (atrasados). Que continue a divertir-nos por muitos bons anos!

Um abraço

Xinando disse...

Ao Jordão: obrigado, não garanto, mas tentarei