Xinando - Cartoon
Cartoons made in Açores

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Na Tasca 92 - Menos RTP Açores

Na minha infância, lembro-me da RTP Açores começar a emissão pelas 19:00, depois pelas 18:30. Mais tarde, novidade das novidades, às 16:00, depois às 13:00 e foi aumentando o tempo de emissão. Isso foi no século passado!
Naquele tempo, víamos o telejornal regional, e raros programas regulares produzidos nos Açores. De vez em quando, tínhamos uma produção de qualidade, lembrando algumas como as Ilhas de Bruma, os Xailes Negros,  e mais algumas, com vários temas musicais a ficarem na memória.
Agora, vemos mais produção regular de origem regional, mas parece que isso não interessa. Vão cortar a emissão para um período curto, duração essa de emissão para níveis da década de 80 (e nessa ao fim de semana abria mais cedo...).
Se parece um retrocesso? É UM RETROCESSO, e retrocesso está intimamente ligado a retrógrado.
Para quem vê só o sinal aberto de televisão (mesmo que tenham televisão por cabo, podem experimentar por um dia ou 2 sintonizar só a RTP1, 2, TVI, SIC e RTP Açores), é interessante reparar na qualidade e sobretudo na diversidade de oferta: se calhar vão parar imensas vezes na RTP Açores!!! Programação regional, alguns bons filmes, enfim, algo diferente dos outros todos.
De manhã, RTP1, SIC e TVI dão programação simultânea com os mesmos conteúdos (até os convidados percorrem todos os canais em poucos dias). À tarde, repetem a dose. À noite, se um dá um debate, os outros também, se um dá uma telenovela, os outros também. A única excepção é quando um dá um jogo de futebol e os outros não têm jogo para dar ao mesmo tempo, mas depois há a "vingança" com programas pseudo-desportivos com precisamente o mesmo formato e horário. Isto é o serviço público e a ausência de escolha por parte dos cidadãos, que ainda por cima têm uma taxa de audiovisual a pagar na conta da luz a coberto desse serviço, mesmo que seja a conta da luz de uma sala de ordenha sem televisão.
Voltamos ao passado longínquo, não nos deram escolha. Então podem tirar a taxa de audiovisual também, pois vão reduzir a oferta!

Cartoon de 01 de junho de 2012

Sem comentários: