Xinando - Cartoon
Cartoons made in Açores

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Na Tasca 115 - Imposto Monetário sobre a Inveja

Mantenho o que sempre disse sobre o IMI: é o imposto da inveja, pois se alguém trabalha honestamente para comprar e pagar uma casa, o que tem custos que se dividem pela sociedade em contas regulares de consumos domésticos e em aquisições de mobiliário, serviços de manutenção, etc., não faz sentido ao estado ir exigir fortunas anualmente só porque a pessoa tem uma casa. Mais uma vez, uma coisa é cortar uma fracção do ordenado e, ao receber menos vive-se com o resultado do ordenado bruto, outra é exigir que se retire dinheiro (e muito) do que não é dinheiro.
Não é à toa que se chama "imóvel" a uma casa, e uma casa é um bloco único, não é construído com pilhas de notas ou moedas, que se possa retirar uma parte de uma parede para entregar às finanças. Quando é que alguns "cabeças de bloco" vão perceber isso?
Aumentar o IMI é provar que se consegue ser ainda mais sádico do que se tem sido. Faz lembrar aqueles filmes sobre a máfia, em que o negócio dos sonhos de alguém está a correr bem e de repente entra-lhe um mafioso porta dentro e exige que lhe paguem todos os dias, senão parte tudo!

Cartoon de 20 de Maio de 2013

Sem comentários: