Xinando - Cartoon
Cartoons made in Açores

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Há um ano atrás, ao participar numa Oficina de BD, Ilustração e Argumento, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada (com João Paulo Cotrim e Alex Gozblau), surgiu o desafio de criar um projecto de uma história de banda desenhada.
Enchi uma página de bloco com uma sequência do que poderia vir a ser uma história. Na época, estava fresca a campanha SOS Cagarro, pelo que o inconsciente e o consciente me fizeram "voar" para esse tema.
Fiz uma primeira imagem durante o workshop, e depois a história foi crescendo muito lentamente, se calhar porque não era altura de nascerem cagarros... Durante o verão, porque os ninhos já estavam ocupados por crias e dos ovos sobravam apenas as cascas, comecei a acelerar e a desenhar a história com mais intensidade. Nas últimas semanas, foi pensar que já era altura de voar, e que o voo só seria bem sucedido neste início de Outono, pois há que voar para Sul enquanto é tempo, e consegui desenhar a metade final.
Surgiu a oportunidade de apresentar esta história na abertura da campanha SOS Cagarro de 2013 em São Miguel, em colaboração com o Parque Natural da Ilha de São Miguel, e é isso que irá acontecer no dia 15 de Outubro, pelas 20:30, no Teatro Ribeiragrandense.
Tenho a agradecer à Rita, que viu este cagarro crescer, e ajudou a alimentá-lo algumas vezes. Agradeço também ao Paulo Garcia, pelo "empurrãozinho" na beira da falésia que separa o "ninho" desta história e o "voo" com escala no Teatro Ribeiragrandense.
Por agora, a história vai ser descortinada... no futuro, talvez se materialize num livro.

Sem comentários: