Xinando - Cartoon
Cartoons made in Açores

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Monocultura 17 - Orçamento equilibrado


O financiamento da RTP-Açores sempre foi (e sempre será) uma espécie de tema corrente (e recorrente) da vida política açoriana. Nem que seja para preencher espaços de debate sem outros assuntos, eis que se levantará sempre uma voz a relembrar a situação económica e política da RTP-A.

Em 2001, voltou-se à carga com os grandes desníveis orçamentais daquele canal, que apresentava uma despesa de funcionamento elevada, mas que não conseguia cativar receitas de publicidade, gerando um balanço francamente negativo.

Independentemente das eventuais críticas à RTP-A, por parte de quem pura e simplesmente não a vê (seja porque acha que a sua programação não terá qualidade, seja porque acha que lhe fica mal ver este canal), a verdade é que os Açores só têm o devido espaço televisivo com um canal próprio de televisão. Conhecemos melhor a realidade inter-ilhas do que muitas pessoas a nível nacional conhecem eventualmente o que se passa no concelho vizinho.

Por isso saúdo o regresso do "Bom dia", com Pedro Moura, acompanho frequentemente o "Estação de Serviço", e espero um dia voltar a ver os "Fala Quem Sabe". Não é vergonha nenhuma ver este canal regional, que tem a vantagem de falar de nós e de ser diferente dos outros (os principais canais nacionais são, durante mais de 80% da sua emissão diária, tão generalistas que se podem considerar ... IGUAIS).

Em termos de notícias, e salvo alguns disparates de interpretação (que todos os outros fazem, até a CNN), as notícias são dadas com a nossa perspectiva. Ainda esta semana, com o mau tempo que se fez sentir na região, a RTP-Açores noticiou um temporal com alguns estragos, mas sem nada de maior, destacando duas famílias que terão passado a noite sobressaltadas. Não desrespeitando os seus medos, pois o temporal também me incomodou, eu também não dormiria se a televisão passasse a noite na minha casa ...

A mesma reportagem foi passada no noticiário nacional da RTP-1 com o título "Mau tempo deixa rasto de destruição nos Açores"! E foi esta a imagem passada para todo o país ... é como a chuva permanente ...

Cartoon originalmente publicado no Portal Virtualazores em 28 de Setembro de 2001

Sem comentários: