Xinando - Cartoon
Cartoons made in Açores

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

MonoCultura 32 - Bloqueios

Em 2002, foi legalmente lançada a técnica dos bloqueadores de rodas, que tinham o objectivo de dissuadir aqueles condutores que estacionam de qualquer forma em qualquer lado. A ideia foi lançada como a grande solução para este problema, e parecia que estaria tudo efectivamente resolvido.
O resultado não foi tão convincente assim. Bloqueavam-se rodas e não havia reboques suficientes para rebocar os carros bloqueados. Até se deu o caricato de um morador ter chamado a polícia, numa sexta-feira, porque havia um carro estacionado na porta da sua garagem, e ele não podia tirar o seu carro. Resultado: bloquearam a roda do infractor, mas o reboque da polícia não estava disponível, e só lá foi remover o carro bloqueado ... na segunda-feira! ... e o queixoso ficou com o carro na garagem todo o fim de semana.

A verdade é que não tenho visto para aí carros bloqueados, embora ainda muitos o mereçam ... acho que a solução milagrosa pediu a reforma antecipada.

Nos dias que correm, já existem naturais bloqueadores de ruas: chamam-se empreitadas, são de variadas naturezas, e estão em todas as ruas para onde necessitemos ir. As obras nos nós do Hospital e de Belém são exemplo disso: regularmente muda-se os trajectos, para a obra continuar, o que lança o caos.
Quanto a essas mudanças, são males necessários, o pior é o vício de colocar condicionamentos ao trânsito. Esta semana, uma grande extensão da variante a Ponta Delgada, entre o nó do hospital e a saída para a Relva esteve um dia inteiro com a faixa da direita suprimida. Nas várias vezes que por lá passei, não vi vivalma a trabalhar, nem tão pouco qualquer sinal de intervenções (nem pintura de linhas, nem roçar de bermas, nada). Se não foi para fazerem nada, parece-me que deve ter sido para matar o vício de pôr e tirar aqueles bilros do chão ...


Cartoon de 17 de Janeiro de 2002
Publicado no Portal Virtualazores

Sem comentários: