Xinando - Cartoon
Cartoons made in Açores

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

SG 21 - Relatividade

A realidade individual de cada um marca a forma como o mundo é visto, definindo claramente os limites individuais para classificação de determinados fenómenos. Esta forma de ver as coisas faz com que o que é muito para uns seja pouco para outros, é mesmo tudo relativo.
Uma nota de cem euro, por exemplo, acredito que signifique muito pouco para algumas pessoas, quer por terem mais do que suficiente e acharem aquela quantia banal, quer por eventualmente trabalharem em alguma situação em que lidem com dinheiro vivo e estejam habituados a vê-las. Para outras pessoas, no entanto, pode representar mais de metade do rendimento mensal e, além de lhe darem tanto valor por não terem tanto dinheiro, podem até considerar ofensivo os seus rendimento se resumirem a uma simples nota.
Na política, então, este fenómeno é ainda mais interessante, geralmente, quem fica em segundo numa eleição, perde, mas quem fica em terceiro, quarto, quinto, e mesmo em último, geralmente tem pequenas vitórias a comemorar, porque tiveram mais um voto que nas anteriores, porque tiveram mais um deputado eleito, porque quem ganhou perdeu votos ... enfim, depois ainda dizemos, que o povo português é pessimista ... talvez seja, mas isso é relativo!

Cartoon de 13 de Janeiro de 1995

Sem comentários: