Xinando - Cartoon
Cartoons made in Açores

terça-feira, 10 de março de 2009

Ecos 08 - Alterações climáticas

Há quem pense que o aquecimento global é uma coisa boa, pois cria oportunidades de negócio e poderá melhorar o clima em extensas zonas como a Sibéria ou Alasca, o que poderia ter vantagens agrícolas.
O problema deste optimismo é que ele está associado precisamente aos exploradores de petróleo, pois esperam melhores condições de exploração sem o clima agreste. Por outro lado, sem gelo no Ártico, será muito mais fácil explorar petróleo no fundo daquele oceano.
O que não é considerado nesta equação são os eventualmente milhões de desalojados ambientais resultantes da fuga à subida do nível médio do mar... ou talvez se esteja a contar que serão os próximos cidadãos do Alasca e Sibéria.

Quanto à Europa, ganharia em termos turísticos, pois bastaria ir para o Sul para ir ao deserto, deixando de ser necessário ir a África.

Cartoon de 23 de Fevereiro de 2009

1 comentário:

Carlos Faria disse...

além da subida dos oceanos e consequentes deslocados pela crise ambiental, também não estão contabilizados os seguintes aspectos: a grande redução na pesca pois as grandes área exploráveis são em águas frias (as quentes não tem abundância por falta de oxigénio na água);
a grande alteração no sistema agrícola, pois os desertos aumentam em área e ocupam zonas férteis e as polares não ficam imediatamente produtivas adaptadas as actuais espécies; o aumento de pertubações meteorológicas extremas com grandes tempestades tropicais e nevões; a instabilidade económica do primeiro mundo onde as alterações do clima serão muito mais intensas... e muito mais.
Ler a vingança de gaia de Lovelock