Xinando - Cartoon
Cartoons made in Açores

domingo, 7 de dezembro de 2008

Os Enrascados 015 - Desemprego 3

O nosso país está muito bem servido de profissionais. Vejam só quantas situações há de excesso (??) de habilitações para os empregos disponíveis. De facto, basta-me dar uma pequena volta por aí e encontro muitas caras conhecidas, que sei que tiraram cursos universitários, mas que tiveram que se desenrascar em empregos que exigiam muito menos habilitações que eles têm.

Não tenho nada contra licenciados fazerem trabalhos que exigiriam menos habilitações. Há profissionais que gostam de TRABALHAR, e não é de todo indigno fazerem este ou aquele trabalho. O problema que se coloca é se esta ocupação de lugares não estará a impedir pessoas com menos habilitações literárias de ter acesso ao emprego. Há que ter em conta que um licenciado apira, legitimamente, a um emprego que tire partido do seu esforço de anos de estudo para adquirir determinadas competências. Tendo isto em conta, é de esperar que tenha muita vontade de mudar de emprego, pelo que assumirá o emprego que tem como temporário, o que também coloca problemas ao empregador, pelo risco de ter que arranjar novos funcionários.
Por outro lado, não se espera que os licenciados fiquem apenas por aí "à espera de um emprego", espera-se alguma inciativa e vontade de criar serviços e, por consequência, replicar o número de empregos.

Cartoon de 07 de Março de 2004

Sem comentários: