Xinando - Cartoon
Cartoons made in Açores

quarta-feira, 15 de abril de 2009

MonoCultura 37 - Contra-ordens

Será que as confusões sempre que a Marinha Portuguesa tem que intervir são novidade?
Em 2002, o navio que estava em Ponta Delgada recebeu ordens para fiscalizar a pesca ilegal que decorria ao largo dos Açores e, quase ao mesmo tempo, recebeu ordens para não ir. Foi uma confusão entre ordens do comando em substituição e contra-ordens do comando em férias.
Não desmerecendo o trabalho e papel da Marinha, as questões que agora se colocam quanto às missões em África levam a pensar se isto não é um sinal de que se quer cada vez mais que a Marinha seja uma profissão ao nível de qualquer repartição ou biblioteca.
Se não é para intervir perante os piratas, porque os militares que foram enviados para aquela missão não têm subsídio de risco, então só havia duas soluções:
1. Atribuir-lhes o subsídio de risco (e sem necessidade de uma Portaria que dissesse a que horas tinham direito, e que dependia, quiçá, da nacionalidade dos piratas, da cor do barco dos piratas, etc.);
ou
2. Mandar equipas de reportagem da TV em vez de militares, para filmarem e noticiarem os ataques, já que era para estar parado a ver sem fazer mais nada.

Cartoon de 25 de Fevereiro de 2002
Publicado no Portal Virtualazores em 2002

Sem comentários: