Xinando - Cartoon
Cartoons made in Açores

quarta-feira, 29 de abril de 2009

MonoCultura 38 - Lapas

Este cartoon surgiu numa altura, em Março de 2002, em que surgiram muitas reclamações na comunicação social sobre a apanha execessiva de lapas na Ilha Terceira. Parecia que as lapas tinham fugido para outras ilhas, e talvez até tivessem, no estômago de alguém.
A exploração excessiva de recursos é uma realidade mundial, não só regional. Talvez daqui a poucos anos, os jovens nem saibam o que são lapas (a não ser que se crie um jogo de computador, tipo "Super Lapas Brothers", onde os heróis sejam um par de lapas.
Quanto à falta de alguns recursos, a crise servirá para justificar cada vez mais atrocidades (uns por necessidade, outros por oportunismo).
Culpar governos pela falta de recursos é limitar a questão: os governos regulamentam, nem sempre bem, e fiscalizam, frequentemente mal, mas não passam de representantes do povo que têm (o mesmo material genético). Por isso não gosto da frase "o governo tem que pôr a mão nisto", que se usa frequentemente para não se pôr a mão na própria consciência.

Cartoon de 05 de Março de 2002
Publicado no Portal Virtualazores em Março de 2002

Sem comentários: