Xinando - Cartoon
Cartoons made in Açores

sábado, 25 de setembro de 2010

Escolher o medicamento

Agora é claro que os portugueses já podem escolher livremente a marca do medicamento que o médico lhes receita. É como dizer que se quer uma Pepsi em vez de uma Coca-cola... mas não será bem a mesma coisa... (acho eu, que não gosto nem de uma nem da outra).

"Olhe senhor doutor, eu sei que me quer receitar um comprimido grande, mas aquilo custa a passar na garganta, está a ver, por isso eu quero é o da concorrência, que é mais pequenino...".

Claro que o princípio activo pode ser decisivo, claro que algum médico eventualmente só impõe o não genérico por causa das suas relações com os laboratórios, mas claro que há formulações com o mesmo princípio activo mas que contém diferentes substâncias acessórias e há quem possa ser alérgico a algumas delas.
Vejamos: num país em que se elegem as porcarias de candidatos que nos aparecem a eleições, a todos os níveis, num país onde se passa uma semana sem decidir se foi ou não penalti (e dá-se importância suprema a isso), vamos pôr nos pacientes a responsabilidade de escolher a marca do medicamento que lhe poderá salvar a vida?
Consequências económicas disto: alguns tratamentos poderão ficar mais baratos e resultarem em melhoras na saúde; muitos médicos deixarão de poder ser responsabilizados pelos seus erros...

Cartoon de 25 de Setembro de 2010

Sem comentários: